segunda-feira, 27 de junho de 2011

Temaskal – Tenda do suor.


Temaskal ou Temaskali, também conhecido como sauna sagrada ousweat lodge, é um ritual das tradições dos índios norte-americanos e dos povos inca, maia e tolteca.
Consiste numa cerimônia onde cada um de nós entra em contato com a Mãe Terra ou Pacha Mama, entrando no “ventre da mãe”.
Pelo calor das pedras, pelo vapor da água e acolhidos em uma construção arredondada, podemos perceber nossos sentimentos e emoções com força e clareza, tendo assim uma maravilhosa oportunidade de ver melhor
quem somos e quem queremos ser.
A tradição do Temaskal foi transmitida à nós, integrantes do Instituto Ser Humano, por um amauta (guardião da tradição inca), nosso Hermano Vidal,
nas várias vezes em que estivemos no Peru em sua comunidade,
bem como nas visitas que ele fez à nossa terra.
Realizamos esta cerimônia em nossa sede em Pedra Bela nos finais de semana, cujas datas são divulgadas em nossa programação. O Temaskal pode ser feito em qualquer hora do dia e nós, em geral, o realizamos ao anoitecer de sábado. Não usamos na cerimônia nenhum tipo de substância ou planta de poder que altere a consciência.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

“Andarilhar” pelas estradas, serras e trilhas de Casa Branca durante uma noite de lua é nossa periódica e prazerosa rotina mensal, há um ano; às vezes mencionam os terceiros de uma vida meramente urbana: por que andam? Para que e onde caminha esse povo? O que buscam estes loucos ao saírem numa noite fria para simplesmente andar a pé no meio do mato com esses cheiros e barulhos noturnos?

A nossa motivação, é surpreendentemente, a inerente condição humana de sermos fragmentos de natureza e tentarmos a todo custo retomar esse perdido instinto de ser supino de autêntico em Ser Humano e senão dessa maneira, deixando-nos seduzirmos pelo encanto contemplativo de um belo, magnífico e curioso satélite. Como que diluíssemos nessa observação contemplativa e quiçá, esvaíssemos do mundo quotidiano.

Comemorar é de fato muito bom, estar sempre a fazer novos melhores amigos é ótimo e melhor ainda... seria, caminharmos juntos no 1º aniversário da Caminhada de Lua Cheia.
Benício Gusmão
Saída de Van do Verde Folhas, a caminhada se dará no alto da Serra do Rola Moça até Casa Branca – MG. Terá início no Mirante Morro dos Veados seguindo em direção ao vilarejo pela crista da serra, curtindo um belo visual da lua cheia e a cidade de Belo Horizonte.

Infelizmente tivemos que cancelar a festa junina por motivos de força maior.